SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2A violência escolar no contexto de privação de liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.30 no.2 Brasília jun. 2010

 

EDITORIAL

 

 

O encerramento do segundo número de 2010 da revista Psicologia: Ciência e Profissão acontece logo após o VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), ocorrido entre os dias 3 e 6 de junho de 2010, em Brasília. Com características peculiares, que o tornam diferente de congressos acadêmicos, o CNP reúne delegados que democraticamente são escolhidos para definir os rumos do Sistema Conselhos de Psicologia para o triênio seguinte.

Neste ano estiveram reunidos 160 delegados e 19 observadores que debateram 177 teses e aprovaram as diretrizes para as ações não só do Conselho Federal de Psicologia, como também de cada um dos Conselhos Regionais. Para o VII CNP, o tema eleito foi Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão. Três eixos foram derivados dele: Aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos, Construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional e Diálogo com a sociedade e com o Estado.

Desde os eventos preparatórios foi propiciada a oportunidade para o debate de questões vivenciadas pelos profissionais psicólogos de diferentes áreas de atuação, favorecendo que tópicos diversos fossem discutidos. Importante lembrar que esses eventos ocorreram em todas as regiões do Brasil e que para tomar parte deles foram convidados todos os psicólogos regularmente inscritos nos vários Conselhos Regionais. O aumento do número de pessoas presentes nessas atividades foi fruto dos investimentos feitos nos últimos anos para ampliar a participação dos psicólogos na definição dos rumos da profissão.

Na sequência ocorreram os Congressos Regionais (Coreps), nos quais estiveram presentes os delegados eleitos nos diversos pré-congressos. A partir dos Coreps, novos delegados foram escolhidos e participaram do VII CNP, deliberando sobre as teses e os respectivos encaminhamentos que servirão como guias para as ações dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal no próximo triênio.

O Congresso Nacional é um instrumento democrático de construção de uma profissão, com a contribuição essencial dos profissionais que dela fazem parte. Nele são definidas estratégias de qualificação para o exercício profissional nas diferentes áreas, bem como os princípios éticos norteadores de um projeto para a profissão que se estabelece no dia a dia e se fortalece nos espaços de debates.

A importância da manutenção de veículos de comunicação tem sido ratificada desde o primeiro CNP, mostrando o reconhecimento da categoria sobre o valor das publicações do Sistema Conselhos, avaliadas como fontes de informação qualificada. Dessa forma, percebe-se a necessidade de manutenção dos vários meios já existentes que incluem, além dos sites, os jornais ou boletins periódicos de cada um dos CRPs e as revistas do CFP, a Psicologia: Ciência e Profissão, que é trimestral, e a Psicologia Ciência e Profissão: Diálogos, que é semestral.

Sentimo-nos, portanto, encorajados para manter a nossa revista como uma das formas para difundir o conhecimento e as experiências produzidas pela Psicologia, tanto na academia como no cotidiano profissional. Nesse sentido, mais uma vez, reiteramos o convite para que enviem seus trabalhos fruto de reflexões teóricas, de pesquisa ou os relatos de experiências profissionais para que possamos divulgá-los na revista Psicologia: Ciência e Profissão,de forma a compartilhálos com nossos colegas de profissão e com os demais interessados pelos assuntos de nossa área.