SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2O tecnoestresse em trabalhadores que atuam com tecnologia de informação e comunicaçãoAs configurações subjetivas do câncer: um estudo de casos em uma perspectiva construtivo-interpretativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BARROS, Rita Manuela de Almeida; MARTIN, José Ignacio Guinaldo  e  CABRAL PINTO, José Fernando Vasconcelos. Investigação e prática em Psicologia positiva. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp.318-327. ISSN 1414-9893.

Volvida uma década desde a emergência da Psicologia positiva, o presente artigo constitui uma reflexão e síntese desse movimento em expansão. Focámo-nos no seu objecto de estudo e nos aspectos metodológicos que têm caracterizado as investigações nesse domínio, sublinhando tanto as limitações encontradas como as potencialidades e as inovações bem-sucedidas. Procedemos à análise da aplicação prática da Psicologia positiva em múltiplos domínios de intervenção. Situando a Psicologia positiva no cenário científico mundial através da identificação de alguns grupos de trabalho em actividade, reflectimos sobre aspectos que projectam um possível futuro para esse movimento, pautado pela integração de complexidade.

Palavras-chave : Psicologia positiva; Investigação; Prática; Grupos de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )