SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2A psicologia escolar e a educação inclusiva: Uma leitura críticaA atuação do psicólogo no SUS: análise de alguns impasses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MAIA, Ana Augusta Ravasco Moreira  e  MANCEBO, Deise. Juventude, trabalho e projetos de vida: ninguém pode ficar parado. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.2, pp.376-389. ISSN 1414-9893.

O texto tem por objetivo analisar e discutir as maneiras pelas quais os jovens, na atualidade, vêm construindo trajetórias, narrativas e projetos de vida a partir das novas configurações assumidas pelo trabalho, e apresenta, inicialmente, as concepções teóricas centrais que nortearam a pesquisa: o contemporâneo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, a juventude e seus projetos de vida. Expõe, a seguir, o estudo empírico realizado, através de entrevistas semidirigidas, com jovens de classe média alta do Rio de Janeiro, universitários e estagiários de uma grande empresa local, cujos depoimentos foram analisados pela análise de conteúdo e pela análise do discurso. Ao final, o texto apresenta e analisa as principais temáticas localizadas nos depoimentos: (1) as percepções, vivências e experiências relatadas, pelos entrevistados, sobre os estágios, que remeteram, de maneira direta ou indireta, a um aprendizado de construção pessoal e/ou de adequação a um determinado perfil valorizado e reconhecido no atual mercado de trabalho; (2) os contatos, que emergem como facilitadores para a inserção e a permanência no mercado de trabalho e (3) a abordagem da entrada na vida adulta e a concepção de futuro apresentado pelos jovens como um mosaico de possibilidades, que assentou-se, de fato, em uma concepção de presente alongado.

Palavras-chave : Jovens; Trabalho; Projeto de vida; Vida adulta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )