SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Casais que recebem um diagnóstico de malformação fetal no pré-natal:: uma reflexão sobre a atuação do Psicólogo HospitalarTeoria da mente nas demências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AFONSO, Fernanda  e  PEREIRA, Maria da Graça. Preditores da morbidade psicológica em fumantes, motivados para deixar de fumar, e em abstinentes. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.2, pp.96-116. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve por objetivo estudar a morbidade psicológica, representações face ao tabaco, coping e suporte do parceiro em fumantes motivados para deixar de fumar e abstinentes. Participaram no estudo 106 fumantes e 68 abstinentes. Todos os fumantes encontravam-se em lista de espera para deixar de fumar e os abstinentes estavam sem fumar há pelo menos 3 meses. A amostra foi recolhida num hospital central e numa empresa privada no norte de Portugal. Os resultados mostram, nos fumantes, mais sintomas depressivos, mais coping de atenção e representações mais ameaçadoras, quando comparados com os abstinentes. Estes últimos revelam mais suporte positivo do parceiro para deixar de fumar quando comparados com os fumantes. Nos fumantes, ser mulher, a idade, o suporte negativo do parceiro, a coerência e a ansiedade-traço são preditores de depressão. Por sua vez, a depressão, a duração do consumo e a representação emocionaldo tabaco são preditores da ansiedade. Nos abstinentes, ser mulher, as consequências e a ansiedade foram preditores de depressão. De acordo com os resultados é importante que a intervenção na cessação tabágica tenha em conta a morbidade psicológica.

Palavras-chave : Tabagismo; Morbidade psicológica; Coping; Representações; Suporte do parceiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )