SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Entrevista motivacional no tratamento de sobrepeso/obesidade: uma revisão de literaturaTranscrição e observação como estratégias para aprimoramento da competência clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

TINOCO, Gesiane Agostinho Barbosa; LOPES, Renata Ferrarez Fernandes  e  LOPES, Ederaldo José. Neuroticismo, emoções e comportamentos de risco em pacientes ambulatoriais. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp.8-16. ISSN 1808-5687.

Este estudo investigou relações entre emoções, neuroticismo e comportamentos de risco em pacientes atendidos em um ambulatório de saúde mental à luz da abordagem cognitivo-comportamental. Participaram da pesquisa 20 pessoas com média de idade de 40,3 anos, com os diagnósticos de transtornos da personalidade e transtorno do humor, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e dependência química. Foram utilizados como instrumentos a Escala Fatorial de Neuroticismo, a Escala de Comportamento de Risco e narrativas sobre comportamentos de risco (scripts). Os resultados indicaram que os comportamentos de risco social, risco à saúde e legal/ético apresentaram correlações positivas com desajustamento psicossocial e ansiedade. A raiva correlacionou-se positivamente com as intenções de apresentar os comportamentos de risco social e à saúde. Esses resultados são importantes para programas de prevenção e intervenção que devem considerar a natureza multidimensional do risco.

Palavras-chave : comportamento de risco; neuroticismo; pacientes ambulatoriais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )