SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Transtorno de estresse pós-traumático e terapia cognitivo-comportamental na infânciaPsicologia positiva no Brasil: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

LOPES, Renata Ferrarez Fernandes; MELO, Tatiane Coutinho Vieira de  e  SANTANA, Rodrigo Gomes. Interfaces da terapia cognitivo-comportamental familiar com a teoria piagetiana. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.2, pp.101-108. ISSN 1808-5687.

Este artigo é um exercício teórico que versa sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental Familiar (TCCF) numa interface com a teoria piagetiana. Para tanto, foram enfatizados os retrocessos dos estágios do desenvolvimento cognitivo (período pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), que alguns adultos podem apresentar no contexto de conflito familiar e foram apontadas relações entre padrões de cognição desadaptativos (as distorções cognitivas) e estes retrocessos de habilidades cognitivas. Buscou-se ainda oferecer um arcabouço baseado no desenvolvimento das funções cognitivas para dar sustento a TCCF que faculte uma intervenção mais abrangente e eficaz e que leve em conta as capacidades cognitivas e afetivas em curso de todos os integrantes da família.

Palavras-chave : jean piaget; terapia familiar; técnicas cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )