SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Psicología Experimental Francesa y Cultura Científica en los Inicios de la Carrera de Psicología de la Universidad Nacional de Cuyo (San Luis, Argentina)Manual Diagnóstico e Estatístico: Observações Históricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CURVELLO, Flávio Vieira  e  FERREIRA, Arthur Arruda Leal. O Trabalho Antropológico de Max Wertheimer e a Psicologia da Gestalt. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.1, pp.77-84. ISSN 1982-1247.  https://doi.org/10.5327/Z1982-1247201400010008.

Este artigo pretende considerar a maneira como é habitualmente apresentada a ruptura do gestaltismo com a Psicologia que o precede e encontrar no trabalho antropológico de Max Wertheimer, especificamente no texto Über das Denken der Naturvölker, elementos que possam enriquecer esta narrativa e nos permitam olhá-la de maneira um pouco diferente. Para tanto, consideraremos como Wertheimer descreve as maneiras ditas primitivas de compreensão da quantidade e como ele encontra nelas propriedades específicas de todo. Essas propriedades de todo mostram claramente que ele já estava preocupado com problemas que seriam mais explicitamente apresentados depois, nos bem conhecidos trabalhos da Escola de Berlim em Psicologia da percepção.

Palavras-chave : Psicologia da Gestalt; antropologia; Psicologia experimental; história da Psicologia; matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )