SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A função do enquadre analítico no contexto hospitalar: possibilidades e limites de atuaçãoProcessos de subjetivação na experiência de uma equipe de enfermagem em oncologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BARROS, Maria Mércia dos Santos; ARAUJO, Marley Rosana Melo  e  JOHANN, Rejane Lucia Veiga Oliveira. O cuidador merece cuidado: estudo sobre qualidade de vida em profissionais de saúde mental. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp.32-39. ISSN 2177-093X.

Este estudo foi realizado a fim de investigar a qualidade de vida no trabalho de profissionais da Saúde Mental. Para tal, utilizou-se o instrumento QVP-35 e um questionário sóciodemográfico e de características laborais. A amostra foi composta por 72 profissionais de duas instituições psiquiátricas da cidade de Aracaju/SE. Os participantes relataram uma jornada de até 90 horas por semana e o tempo de profissão variou entre 1 e 38 anos. No que se refere à qualidade de vida profissional, os profissionais afirmaram ter bastante Apoio Social, Recursos Relacionados ao Trabalho, Capacitação para o Trabalho, Motivação Intrínseca, Carga de Trabalho e Desconforto Relacionado ao Trabalho. Além disso, afirmaram ter pouco Apoio Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Conclui-se que há uma tendência ao adoecimento, indicando a necessidade de ações preventivas e interventivas que possibilitem melhoria da qualidade de vida profissional.

Palavras-chave : Qualidade de vida no trabalho; Profissionais da saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )