Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Acta Comportamentalia
versão impressa ISSN 0188-8145
Resumo
TOMANARI, Gerson Yukio. Respostas de observação em pombos expostos a apresentações de comida independente de resposta. Acta comport. [online]. 2010, vol.18, n.3, pp.301-316. ISSN 0188-8145.
Pesquisas sobre respostas de observação convivem com divergências em relação ao estímulo discriminativo de menor probabilidade de reforçamento (S-), o qual, por vezes, pode ou não demonstrar funções reforçadoras condicionadas. Historicamente, estas divergências levaram autores a sugerir a existência de possíveis especificidades entre espécies quanto ao valor reforçador condicionado de S-, bem como a buscar modelos teóricos de reforçamento condicionado. Trata-se, sem dúvida, de uma área de pesquisa que acumula uma produção volumosa ao longo de mais de meio século, porém é marcadamente assistemática, especialmente em seus aspectos metodológicos. Isso dificulta, ou mesmo impede, comparações controladas entre resultados. Por essa razão, o presente trabalho reúne um conjunto de experimentos coletados em um processo sistemático de investigação em que pombos foram expostos ao procedimento em que comida era liberada independentemente do responder e respostas de observação produziam estímulos discriminativos de presença ou ausência de alimento. A partir dos resultados relatados, não se mantém a hipótese acerca das diferenças entre espécies. Além disso, os achados não sustentam os modelos teóricos vigentes, ao menos quando tomados isoladamente. Aparentemente, é importante que se faça uma avaliação mais ampla das variáveis envolvidas nas respostas de observação que, eventualmente, venha até mesmo a integrar diferentes aspectos de posições teóricas distintas.
Palavras-chave : Resposta de observação; reforçamento condicionado; modelo da redução da incerteza; modelo da redução do atraso.