SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Aquisição, manutenção e generalização de sequências verbais: Alguns contrapontos entre a Análise do Comportamento e Abordagens CognitivistasB.F. Skinner e a modernidade: Notas a partir de uma comparação com M. Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Acta Comportamentalia

versão impressa ISSN 0188-8145

Resumo

BARROS, Thiago de  e  BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato. Reforçamento automático: estratégias de análise e intervenção. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp.177-184. ISSN 0188-8145.

Procedimentos empíricos de análise funcional têm sido amplamente utilizados em contextos clínicos para avaliação de comportamentos que requeiram tratamento. Muitas vezes, a análise funcional sugere que o comportamento problema está sendo mantido por reforço automático. Um problema nessa avaliação é que frequentemente ela é feita por exclusão, quando consequências que mantém o comportamento não são claras e não podem ser definidas objetivamente. O presente trabalho avalia criticamente a noção de reforço automático a partir de uma revisão de estudos selecionados que exploram a questão dos comportamentos mantidos por reforçamento automático, apontando algumas estratégias empíricas recentes delineadas para a avaliação e tratamento desses comportamentos. Essas estratégias contribuem para uma discussão da noção de reforço automático e para a elaboração de procedimentos aplicados baseados em reforçamento positivo.

Palavras-chave : Análise Comportamental Aplicada; Análise Funcional; Reforçamento Automático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )