SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14O silêncio do psicanalistaDedução de um paradigma concernente ao modo como Freud opera com certo tipo de dualismo em sua obra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

CAMPOS, Érico Bruno Viana. Afeto e representação nas origens da metapsicologia: uma leitura do Projeto de uma psicologia de Freud. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.14, pp.39-60. ISSN 1415-1138.

O artigo apresenta a arquitetura teórica e analisa os conceitos de representação e afeto presentes no Projeto de uma psicologia, de Freud. Objetiva-se evidenciar as questões que apontam para a trama conceitual que emergirá na segunda tópica. Nesse intuito, marca a tônica do ponto de vista econômico, em especial a noção de uma regressão tópica e formal no afloramento da angústia. Problematiza os diversos registros mnêmicos e a ambigüidade da noção de afeto, apontando o impasse de uma estrutura que nunca abarca totalmente a intensidade energética como um fator constitutivo da subjetividade. Relaciona, ainda, a “coisa” (Das Ding) e a gênese do ego por identificação.

Palavras-chave : Projeto de uma psicologia; Representação; Afeto; Identificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )