SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Da passagem ao ato à transferência: duas soluções em um caso de psicoseMito familiar e transmissão psíquica: uma reflexão temática de forma lúdica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

MONACHESI, Alessandra Ribeiro. O lugar do psicanalista em uma clínica das psicoses: algumas reflexões. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp.165-182. ISSN 1415-1138.

Apresento neste artigo uma reflexão acerca do lugar do psicanalista em uma clínica das psicoses, segundo três eixos: Reforma Psiquiátrica, teoria psicanalítica sobre as psicoses e prática clínica singular, desenvolvida em um serviço público de saúde mental. Com isso, estabeleço um paralelo entre a problemática psicótica de não ter um lugar e a desterritorialização que o psicanalista vivenciaa nessa clínica. Tal aproximação permite pensar que o percurso de tratamento do psicótico passa, tanto quanto a inserção do psicanalista, por tentativas de construção de lugares. Se no que diz respeito ao psicótico trata-se de criar condições de falar em nome próprio, para o analista isso implica em um posicionamento ético, que lhe permite enfatizar sua condição de psicanalista andante.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicose; Saúde mental; Clínica psicanalítica das psicoses; CAPS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )