Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Orientação Profissional
versão On-line ISSN 1984-7270
Resumo
VIEIRA, Diana Aguiar; CAIRES, Susana e COIMBRA, Joaquim Luís. Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2011, vol.12, n.1, pp.29-36. ISSN 1984-7270.
O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profissional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especificamente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição - exploração vocacional, auto-eficácia e objectivos de investimento profissional - numa amostra de 337 finalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-eficácia, bem como objectivos de investimento profissional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio.
Palavras-chave : transição escola-trabalho; estágio profissionalizante; ensino superior; auto-eficácia; inserção profissional.