Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Orientação Profissional
versão On-line ISSN 1984-7270
Resumo
GOMES, João; GAMBOA, Vítor e PAIXAO, Olímpio. Intenções de Procura de Emprego no Ensino Superior: Empregabilidade Percebida e Autoeficácia. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2019, vol.20, n.2, pp.85-94. ISSN 1984-7270.
O presente estudo, realizado com 123 alunos finalistas do ensino superior, tem como objetivos esclarecer em que medida os níveis de autoeficácia na transição para o trabalho e a empregabilidade percebida predizem as intenções e comportamentos de procura de emprego, e verificar o papel mediador da autoeficácia na transição para o trabalho nas relações entre a empregabilidade percebida e as intenções de procura de emprego e os comportamentos de procura de emprego. Os resultados revelaram que ambas as variáveis predizem as intenções e os comportamentos de procura de emprego e que a autoeficácia na transição para o trabalho atua como variável mediadora na relação que se estabelece entre a empregabilidade percebida e intenções de procura de emprego. Por fim, são discutidas as limitações do estudo, bem como as suas principais implicações para as práticas de aconselhamento de carreira a levar a cabo junto dos finalistas do ensino superior.
Palavras-chave : Intenções de Procura de Emprego; Comportamentos de Procura de Emprego; Empregabilidade Percebida; Autoeficácia na Transição para o Trabalho.