Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
versão On-line ISSN 1806-6976
Resumo
NUNES, Bárbara Souza de Medeiros; BARBOSA, Guilherme Correa e DOMINGOS, Thiago da Silva. Associações entre uso de álcool e perfil sociodemográfico de universitários de Enfermagem e Nutrição. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2021, vol.17, n.2, pp.72-81. ISSN 1806-6976. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.162031.
OBJETIVO: verificar o padrão de uso de álcool em graduandos dos cursos de enfermagem e nutrição de uma universidade pública e possíveis associações entre as variáveis sociodemográficas. MÉTODO: estudo transversal realizado com 170 estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem e Nutrição de uma universidade pública. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o Alcohol Use Disorder Identification Test. As associações foram verificadas por meio do teste qui-quadrado considerando p-valor <0,05. RESULTADOS: a prevalência de consumo foi de 80% e binge drinking, 59,53%. O padrão de baixo risco foi identificado em 53,53% dos estudantes. Associaram-se aos perfis de consumo álcool a faixa etária atual e de primeiro contato com bebidas alcoólicas, composição domiciliar e tipo de bebida alcoólica consumida. CONCLUSÃO: aos padrões de riscos baixo e nocivo, entre estudantes de Enfermagem e Nutrição, associaram-se as variáveis faixa etária entre 17 e 23 anos, idade de primeiro contato com bebida alcoólica entre 10 e 17 anos, e residir com amigos. O uso de bebidas fermentadas associou-se ao padrão de baixo risco. O reconhecimento do perfil contribui para o desenvolvimento de estratégias de promoção, prevenção e educação em saúde a fim de reduzir os riscos futuros decorrentes do uso de álcool.
Palavras-chave : Estudantes de Ciências da Saúde; Consumo de Álcool na Faculdade; Enfermagem; Recursos Humanos em Nutrição; Política Pública.