SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Prazer no trabalho: o lugar da autonomiaSofrimento psíquico de trabalhadores de unidade de terapia intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

versão On-line ISSN 1984-6657

Resumo

ALEVATO, Hilda. Síndrome loconeurótica revisitada: o cotidiano de docentes. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp.229-243. ISSN 1984-6657.

Este artigo apresenta um recorte da pesquisa Organização do trabalho e sofrimento, do Núcleo de Educação e Saúde no Trabalho, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é discutir características identificadas na descrição da Síndrome Loconeurótica (SLN) apresentada em 1999, confrontando-as com as manifestações de profissionais de três diferentes escolas de ensino fundamental do Rio de Janeiro, em 2010. A metodologia empregada para realizar o estudo teve base qualitativa e cartográfica, com o apoio de registros de observações estéticas e resultados da análise dos discursos de professores, por meio de gravações de grupos de discussão e de histórias de vida. Os resultados apontam para a presença das marcas da SLN típicas da exposição a ameaças psicossociais, especialmente diante de falhas no suporte social, no companheirismo e no domínio sobre o próprio fazer.

Palavras-chave : Sindrome Loconeurótica; Ameaças Psicossociais; Trabalho Docente; Suporte Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )