Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia Organizações e Trabalho
versão On-line ISSN 1984-6657
Resumo
ANDRADE, Raíssa Bárbara Nunes Moraes e ZERBINI, Thaís. Estilos e estratégias de aprendizagem em educação a distância: diferenças e semelhanças conceituais. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp.1150-1156. ISSN 1984-6657. https://doi.org/10.17652/rpot/2020.3.17947.
As ações educacionais à distância são uma estratégia de ensino em Instituições de Ensino Superior (IES) e de Organizações e Trabalho (O& T). Nesta modalidade, os estilos de aprendizagem fornecem informações para o aperfeiçoamento e a elaboração dos métodos instrucionais. As estratégias de aprendizagem são empregadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), enquanto recurso tecnológico que potencializa e amalgama um conjunto de competências e habilidades indispensáveis para o sucesso do aluno. O respectivo estudo objetiva investigar as diferenças e as semelhanças conceituais entre estratégias e estilos de aprendizagem, por meio da validação convergente entre instrumentos que medem tais constructos. Participaram virtualmente do estudo cento e trinta e cinco alunos de uma universidade pública, matriculados em um curso superior à distância. Os resultados indicaram que o conceito de estratégias de aprendizagem, por vezes, se converge com o conceito de estilos de aprendizagem, apresentando baixos índices de correlação em sua maioria. Pesquisas futuras devem buscar promover a revisão dos instrumentos utilizados, a partir das discussões apresentadas nesta investigação.
Palavras-chave : educação a distância; estilos de aprendizagem; estratégias de aprendizagem; instituições de ensino superior; características do estudante.