SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial: Uma Revisão IntegrativaEstresse em Mães com Filhos Diagnosticados com Autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BARBOSA, Gabriel Guedes; TAVARES, Andrea Schettino; NOGUEIRA, Raiane Nunes  e  COSTA, Liana Fortunato. Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Teoria Implícita. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.21-34.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.1811.

O objetivo deste texto é identificar as teorias implícitas sobre a masculinidade e a vítima criança/ adolescente, nos conteúdos de falas de homens adultos autores de ofensa sexual. Na violência sexual, o indivíduo que ofende supõe propriedades de suas vítimas a partir de suas próprias representações mentais. Trata-se de pesquisa documental realizada em uma instituição de atenção ao adulto ofensor sexual, com base no registro de duas intervenções grupais ocorridas em 2018 e 2019. Os resultados foram organizados e discutidos em sentidos que deram ênfase: na expressão da masculinidade, na relação com a mulher e com a criança/adolescente. Buscou-se dar visibilidade à construção das crenças e imposições de pensamento que são produzidas na vida social e familiar e que dão maior poder e dominação ao homem. Estes sentidos apontados indicam o gênero masculino como centro das relações e o gênero feminino submetido e dominado.

Palavras-chave : abuso sexual; agressões sexuais; assédio; violência contra crianças e adolescentes; teorias implícitas; ofensor sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )