SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Teoria ImplícitaDireito à Saúde: Conversação sobre a Práxis Multiprofissional nos Territórios do CAPS e do NASF índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

TINOCO, Verônica Cristina; DORNELA, Tassiana Tezolini; CASTRO, Gisélia Gonçalves de  e  PERES, Tacyana Silva. Estresse em Mães com Filhos Diagnosticados com Autismo. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.35-42.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2023.

Introdução:

Responsabilizar-se por uma criança com algum transtorno crônico apresenta alterações na qualidade de vida da família. O objetivo desta pesquisa é identificar sintomas de estresse em cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e verificar a prevalência das fases de estresse manifestadas.

Material e Métodos:

A partir da abordagem quantitativa, utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL).

Resultados e Discussão:

O estudo foi realizado em uma cidade no interior de Minas Gerais. Participaram 77 famílias de indivíduos com autismo, representadas pelo familiar mais envolvido com os cuidados do filho. A mãe é quem está em tempo integral cuidando do filho, sofrendo mais impactos psicossociais.

Conclusão:

Seria adequado criar estratégias de intervenção e proporcionar às cuidadoras um ambiente que elas possam ser ouvidas. Assim, previne-se o agravamento do quadro do estresse materno, viabilizando a queda dos níveis de estresse, beneficiando o ambiente familiar.

Palavras-chave : autismo; estresse; maternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )