SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Direito à Saúde: Conversação sobre a Práxis Multiprofissional nos Territórios do CAPS e do NASFAutopercepção Negativa de Saúde em Adolescentes durante a Pandemia de Covid-19 e Fatores Associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de  e  FRAGELLI, Raissa Maria. Impactos do Bullying na Autoestima e Autoimagem. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.57-69.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.1844.

A aparência física é um dos principais aspectos relacionados à vivência de bullying, violência que pode afetar a autoestima dos envolvidos. Com o objetivo de investigar a ocorrência de bullying motivado por aparência física no período da adolescência e seus impactos no bem-estar de estudantes por meio dos níveis de autoimagem e autoestima, 107 estudantes universitários responderam retrospectivamente a um questionário. Do total, 66,4% apontaram ter sofrido vitimização, destacando-se violências do tipo verbal, relacional e sexual. Peso, formato corporal e cabelo foram os aspectos da aparência física relacionados à ocorrência de violência mais relatados, e 35,1% das mulheres apontaram o gênero. Os participantes obtiveram uma média alta para autoimagem e baixa para autoestima, e aqueles que sofreram bullying apresentaram escores estatisticamente inferiores aos daqueles que não sofreram. São necessários trabalhos de prevenção ao bullying sensíveis às questões de gênero.

Palavras-chave : bullying; aparência física; autoestima; autoimagem; gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )