SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Análise do Processo de Interconsulta Psicológica com Idosos em um Hospital UniversitárioUniversitários e o Uso do Preservativo como Método de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BOTELHO, Jamille Fontes Leite  e  MATOS, Valéria Christine Albuquerque de Sá. A Perspectiva do Paciente sobre Sua Vivência no Contexto da Terapia Intensiva. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.113-125.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2020.

Introdução:

O presente estudo teve como objetivo conhecer a perspectiva do paciente adulto acerca da sua vivência de internação no contexto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sua alta da unidade.

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada e um questionário estruturado para traçar o perfil sociodemográfico dos participantes. Foram entrevistados 9 pacientes adultos que estiveram internados na UTI do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), durante o período de setembro a outubro de 2021. Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática.

Resultados e Discussão:

Destacaram-se os temas por repetição e relevância, resultando em três categorias relativas à vivência do paciente: o estigma da UTI e sua mudança após internação; sentimentos evidenciados pelos pacientes durante a internação na UTI; e os recursos de enfrentamento.

Conclusão:

Concluiu-se que os aspectos emocionais indicaram importantes elementos para a compreensão da vivência do paciente no contexto da UTI, e, por se tratar de um ambiente potencializador do sofrimento psíquico e onde muitos dos estressores não podem ser alterados, a equipe assistencial tem papel fundamental na minimização dos impactos dessa experiência.

Palavras-chave : unidade de terapia intensiva de adulto; perspectiva do paciente; psicologia em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )