SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Influência da Pandemia da Covid-19 na Qualidade de Vida de Estudantes UniversitáriosO Sentido da Vida após o Diagnóstico de Câncer Hematológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BELARMINO, Victor; DIMENSTEIN, Magda  e  LEITE, Jáder. Saúde Mental de Homens Gays na Pandemia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.4, pp.153-166.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i4.2075.

Vulnerabilidades prévias e sofrimentos crônicos relativos a preconceito, homofobia e discriminação marcam o cotidiano de gays. Tais vulnerabilidades e sofrimentos ganham novos contornos perante as restrições sanitárias impostas pela pandemia da covid-19. Objetivando compreender os fatores de vulnerabilização e adoecimento mental entre gays, realizou-se em 2020 uma pesquisa, do tipo exploratória, junto a 43 homens gays, com utilização de questionário eletrônico, da ferramenta Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e realização de entrevistas com roteiro semiestruturado, junto a 8 participantes. Encontrou-se o percentual elevado de 60,5% no indicativo de Transtornos Mentais Comuns (TMC) entre os respondentes. Os dados indicam que os TMC se associam a marcadores sociais como raça, renda, escolaridade, bem como moradia, desigualdades no acesso e circulação na cidade e, particularmente, ser gay afeminado. As restrições sanitárias impuseram a intensificação de relações familiares conservadoras e heteronormativas e a diminuição da mobilidade, afastamento dos laços comunitários e de sociabilidade gay, agravando o estado de saúde mental.

Palavras-chave : pandemia; saúde mental; gay; vulnerabilidades prévias; transtornos mentais comuns.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )