SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2Interações interpessoais e estresse entre policiais militares: um estudo correlacionaiEstresse, atribuição de causalidade e valência emocional: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Jorge Luís Gonçalves dos  e  COSTA-MOURA, Fernanda. Precipitação da angústia na estruturação do sujeito pelo significante. Arq. bras. psicol. [online]. 2012, vol.64, n.2, pp.64-75. ISSN 1809-5267.

O artigo propõe uma elaboração conceituai da complexa articulação que dá fundamento à teoria da angústia de J. Lacan, através de uma discussão que concerne especialmente ao ponto de emergência (ou precipitação) da angústia na experiência do sujeito. Partindo do estabelecimento da divisão constituinte do sujeito em sua relação ao funcionamento da linguagem, demarca-se o lugar do desejo na estrutura significante. Situando a angústia numa temporalidade lógica imediatamente anterior ao desejo. Em seguida, discute-se a articulação entre a falta que distingue a dimensão simbólica e a perda que instaura a função do objeto a no campo do sujeito. E finalmente, evocando o corte do significante que constitui o corpo como pulsional e demarca o objeto, distingue-se a precipitação da angústia como momento lógico no qual a falta irredutível da cadeia significante torna-se o campo onde o sujeito pode emergir.

Palavras-chave : Psicanálise; Angústia; Significante; Desejo; Objeto a.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )