Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Estudos de Psicologia (Natal)
versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669
Resumo
ALMEIDA, Ana Kelly; MACEDO, Sayonara Christiane Gomes de Melo e SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de. Uma revisão sistemática de tratamentos de intervenção somática em PTSD: a Experiência Somática® tem o potencial para ser uma escolha adequada?. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.237-246. ISSN 1413-294X. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20190025.
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT),cujo substrato psicofisiológico é associado à desregulação de redes neurais que envolvem a interação mente-corpo, é objeto de muitas pesquisas e vem sendo manejado usando tratamento farmacológico associado ou não a tratamentos complementares.O objetivo desse estudo foi sistematizar o conhecimento sobre os tipos e eficácia de tratamentos complementares que utilizam intervenções somáticas no quadro do TEPT. Segundo a literatura revisada, as intervenções somáticas são baseadas em técnicas de experiência somática, meditação, brainspotting e estão ancoradas na busca da regulação dos mecanismos neurais subjacentes. Todavia, constatou-se baixa produção científica destes tratamentos, apesar do impacto clínico positivo de seus resultados, particularmente para experiência somática® que apresentou bons resultados. Para os autores, mais estudos controlados envolvendo melhora dos sintomas e sua associação a possíveis marcadores biológicos são necessários para corroborar a eficácia desta terapia.
Palavras-chave : transtorno de estresse pós-traumático; tratamentos complementares; intervenções somáticas; experiência somática®.