SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Cuidados necessários à infância: um estudo com mães coletadoras de material reciclávelRelações entre criatividade, esperança, otimismo e desempenho profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA, Cristiane Gabriel de; MACHADO, Gabriela Marcolino Alves; NUNES, Laísy de Lima  e  AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Crenças maternas sobre o desenvolvimento sociocomunicativo de bebês. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.497-508. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.2-17.

As crenças maternas são representações internas que guiam o comportamento da mãe em relação ao bebê. Este estudo investigou as crenças acerca do desenvolvimento sociocomunicativo de bebês nos três primeiros meses de vida. Participaram do estudo 20 mães, residentes na cidade de Campina Grande-PB, de diferentes níveis socioeconômicos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita de forma literal. Os resultados indicam variações nas crenças maternas em função do seu nível instrucional e da idade dos bebês e demonstram que a maioria das mães concebe que o modo de cuidar do seu filho influencia o desenvolvimento infantil. As mães acreditam que desde os primeiros meses após o nascimento, o bebê é capaz de compreender acontecimentos do meio no qual vive e de se comunicar com as mesmas. Esses resultados oferecerem novas informações para a literatura e podem subsidiar o planejamento de políticas públicas através de programas de orientação sobre desenvolvimento infantil às mães.

Palavras-chave : Desenvolvimento sociocomunicativo; interação mãe-bebê; crenças maternas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )