Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Temas em Psicologia
versão impressa ISSN 1413-389X
Resumo
CRAVEIRO, Cíntia Caroline Prado; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva e ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de justificativas apresentadas em histórias infantis sobre o seguir regras descritivas por alunos. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.219-232. ISSN 1413-389X. https://doi.org/10.9788/TP2019.1-16.
O estudo investigou os efeitos de justificativas, apresentadas em histórias infantis, sobre a instalação e manutenção dos comportamentos alvos: copiar, responder e apresentar o exercício e atividades concorrentes. Quatro crianças foram expostas a três fases. Na Fase 1, linha de base, era feito o registro de eventos dos comportamentos alvos. A Fase 2 era constituída de seis passos. Em cada passo, no início, a experimentadora lia uma história infantil com justificativa do Tipo 5 que indicava as vantagens de se estudar matemática, nos Passos 1, 2 e 5, e português, nos Passos 3, 4 e 6. Depois, a professora escrevia o exercício na lousa e pedia para os alunos copiarem, responderem e apresentarem o exercício respondido. Em seguida, era feito um registro de eventos dos comportamentos alvos durante 30 min. Na Fase 3 (Follow-up), realizada dois meses após a Fase 2, não eram apresentadas histórias com justificativas. Era feito um registro de eventos dos comportamentos alvos durante 30 min. Na Fase 2, houve elevação da duração das atividades de copiar e responder o exercício e diminuição da duração das atividades concorrentes. Na Fase 3, ocorreu o inverso. Sugere-se que, além de justificativas, outras variáveis contribuíram para manter os comportamentos observados.
Palavras-chave : Comportamento governado por regras; comportamento modelado por contingências de reforço; justificativas; consequências imediatas; histórias infantis.