Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Temas em Psicologia
versão impressa ISSN 1413-389X
Resumo
SALES, Allana Ribeiro Porto e MACIEL, Regina Heloisa. A atuação do psicólogo na assistência social brasileira. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.233-247. ISSN 1413-389X. https://doi.org/10.9788/TP2019.1-17.
A presença de psicólogos na assistência social brasileira tem sido cada vez maior, porém a realidade da psicologia nesse contexto ainda é cercada por imprecisões e incertezas acerca dos papeis e da identidade desse profissional em um contexto social de pobreza e necessidades materiais. O presente artigo analisa o trabalho do psicólogo no âmbito da assistência social considerando as condições de trabalho desses profissionais. A pesquisa contou com a participação de 1100 psicólogos de todas as regiões do Brasil que responderam a um questionário online abrangendo questões sociodemográficas e laborais. Os resultados mostram que os psicólogos são mal remunerados, possuem carga horária extensa e não estão preparados tecnicamente para lidar com as questões que se apresentam nos equipamentos da assistência. Constatou-se que as referências técnicas são vagas e apontam caminhos, não prescrevendo atividades específicas. Dessa forma, o profissional precisa lançar mão de recursos próprios para alcançar os objetivos previstos na Política Nacional de Assistência Social, adotando uma postura criativa e inventiva.
Palavras-chave : Psicologia Social e do Trabalho; condições de trabalho; Política de Assistência Social; Sistema Único de Assistência Social.