Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia Escolar e Educacional
versão impressa ISSN 1413-8557
Psicol. esc. educ. v.4 n.2 Campinas dez. 2000
EDITORIAL
E a história continua...
Desde que a ABRAPEE foi criada ( em 1990) e oficializada em 1991, no I Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, tem enfretado as adversidades comuns às sociedades científicas brasileiras, que não contam com o apoio financeiro dos órgãos de fomento para garantir sua viabilização. Mas a colaboração e o pagamento das anuidades por parte dos associados têm sustentado essa iniciativa e possibilitaram que a associação sobrevivesse e crescesse ao longo desses dez anos.
As dificuldades financeiras só permitiram, inicialmente, a veiculação de Boletins Informativos, que foram, durante os primeiros anos, a única forma de comunicação a distância com o nosso público-alvo, que os recebia com grande expectativa, e dos quais muitos professores universitários da área de Psicologia-Escolar e Educacional retiraram material para subsidiar suas aulas. Os Cadernos de Resumos, bem como os Anais dos Congressos que ocorreram no período subseqüente, foram também fontes bastante utilizadas para atualização e comunicação entre os militantes e interessados na área.
Em 1996 a ABRAPEE conseguiu iniciar a publicação da revista Psicologia Escolar e Educacional, um grande passo para sua consolidação como associação atuante e amadurecida. Vecendo os desafios econômicos de sua manutenção, a revista vem sendo publicada desde então, possibilitando aos profissionais interessados um espaço de qualidade para encaminhamento de seus trabalhos à avaliação de seus pares. É importante destacar que, ao longo desses anos, temos contado com a colaboração regular de vários cientistas brasileiros e estrangeiros, que participam de seu corpo e conselho editorial ou, eventualmente, atuam como consultores ad-hoc. Somente com a seriedade, disponibilidade e esforço altruístico desse grupo tem sido possível manter a continuidade da publicação de nossa revista.
A partir deste número, tanto o Conselho Editorial como o Corpo Editorial assumem nova configuração, com a saída de alguns membros e a chegada de outros. Queremos, então, aproveitar a oprtunidade para agradecer a inestimável colaboração de todos e dar as boas vindas aos novos pares, que com certeza serão imprescídiveis nesta nova etapa de um longo percurso que ainda temos por percorrer.
Outra mudança significativa, que também agora ocorre, está relacionada à periodicidade de nossa revista, que passa a ser semestral. Em função das dificuldades anteriormente mencionadas, a manutenção de três números anuais tem-se mostrado insustentável, e optamos por diminuir a quantidade de publicações para dois números anuais. Assim podemos manter a revista com a regularidade desejável e, mais do que isso, publicá-la atendendo sempre aos padrões de qualidade indispensáveis qu a partir dos quais ela foi concebida.
Nosso principal objetivo, neste momento, é ultrapassar os limites das diferenças e buscar, na variedade de abordagens teóricas e de procedimentos, a melhor forma de contibuir para que a instituição educacional, em seus diversos níveis, possa contar com profissionais psicólogos e de áreas afins congregados em torno dos objetivos comuns de valorização do conhecimento científico e de sua utilização em favor do bem comum e de toda sociedade.
Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Presidente Atual