SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Inglês instrumental: Eficiência do ensino para ingressantes do curso de psicologiaDepressão infantil: uma contribuição para a prática educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

PACHECO, Lílian  e  SISTO, Fermino Fernandes. Aprendizagem por interação e traços de personalidade. Psicol. esc. educ. [online]. 2003, vol.7, n.1, pp.69-76. ISSN 1413-8557.

Esta pesquisa estudou a relação entre traços de personalidade e aprendizagem por conflito sócio-cognitivo. Participaram da pesquisa 120 sujeitos, de 5 a 7 anos, de três escolas públicas. Todos os sujeitos foram avaliados pela Escala Infantil de Personalidade e pela prova piagetiana de conservação de comprimento. Foram selecionados para o experimento 36 sujeitos que apresentaram nível não-conservador. Quatro traços de personalidade foram avaliados, neuroticismo, psicoticismo, extroversão e adequação. O experimento constituiu-se por três sessões de intervenção com sete situações de aprendizagem por conflito sócio-cognitivo em cada sessão, com pares de sujeitos, na prova de comprimento. Um dia após as intervenções realizou-se o pós-teste 1 e 25 dias após o pós-teste 2, ministrando a prova de conservação de comprimento, individualmente. A aprendizagem no pós-teste imediato foi explicada pelo traço psicoticismo e adequação.

Palavras-chave : Traços de personalidade; Aprendizagem; Conflito sócio cognitivo; Interação entre pares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português