SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Inclusão escolar: visão de alunos sem necessidades educativas especiaisTeleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

CATOZZI, Caroline; SAYEGH, Flávia  e  BARIANI, Isabel Cristina Dib. O professor e o aluno em liberdade assistida: um estudo exploratório. Psicol. esc. educ. [online]. 2005, vol.9, n.1, pp.37-46. ISSN 1413-8557.

Liberdade Assistida é uma medida sócio-educativa que visa reintegrar na sociedade o adolescente que cometeu ato infracional e, como critério para essa condição, é necessário que esse adolescente esteja freqüentando regularmente uma instituição escolar. Diante disso, esse trabalho investigou as possíveis dificuldades identificadas por professores na relação com esse aluno em situação especial. Participaram dessa pesquisa oito informantes, todos professores de alunos em Liberdade Assistida (LA), de ambos os gêneros e com consciência prévia da condição legal do aluno, aos quais foi solicitado que respondessem individualmente a um questionário com 12 perguntas. As informações obtidas foram analisadas quantitativa e qualitativamente. Os resultados indicam que os professores encontram dificuldades na relação com o adolescente em LA, explicitando, nesse sentido, a necessidade de cursos de orientação para esses professores, além de um investimento maior de pesquisas relacionadas a essa problemática.

Palavras-chave : Medidas Sócio-educativas; Relação Professor-aluno; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )