SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Aprendizagem auto-regulada: fundamentos e organização do Programa SABERInfluência das cores na motivação para leitura das obras de literatura infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

ROSARIO, Pedro Sales Luís et al. Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em matemática. Psicol. esc. educ. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp.23-35. ISSN 1413-8557.

O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras variáveis. O objectivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correcção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso académico.

Palavras-chave : Trabalho de casa (TPC); Rendimento académico; Auto-regulação da aprendizagem; Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )