SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Sobre o valor afetivo das roupasCindy Sherman: sobre o feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

SILVA, Aline Miranda da. A devastação e o feminino. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.22, pp.27-34. ISSN 1415-1138.

Os termos devastação e deslumbramento são traduções de ravage e ravissement, utilizados por Lacan, e significam arrasar, raptar, fascinar. Desde Freud o feminino é objeto de instigante pesquisa teórica e clínica, propondo a existência de um estágio pré-edipiano nas mulheres, caracterizado por uma relação singular entre a menina e sua mãe. A devastação do sujeito feminino, segundo Lacan, está relacionada ao enigma estabelecido pelo gozo feminino da mãe; o outro gozo ao qual somente os seres femininos teriam acesso, que define a ligação entre o feminino e a devastação que aparecerá na relação mãe e filha e nas parcerias amorosas. Na vivência de devastação estarão envolvidos aspectos da estrutura psíquica do sujeito, sua relação com o corpo e objetos pulsionais.

Palavras-chave : Devastação; Deslumbramento; Gozo feminino; Relação mãe-filha; Parceria amorosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português