Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Estilos da Clinica
versão impressa ISSN 1415-7128
Resumo
LIMA, Nádia Laguárdia de e REZENDE, Alice Oliveira. O poder normativo nas escolas e seus efeitos sobre os sujeitos. Estilos clin. [online]. 2013, vol.18, n.1, pp.34-52. ISSN 1415-7128.
Entrevistas realizadas com professores de escolas públicas apontaram um discurso comum de que haveria um declínio do poder e da autoridade nas escolas e nas famílias, responsável por produzir diversos sintomas escolares. Referenciados pelas discussões de Foucault sobre as relações de poder nas instituições escolares e por autores da psicanálise, defendemos a hipótese de que não há um declínio, mas uma nova forma de poder nas escolas, o normativo. Determinado pelo discurso médico-científico, esse poder toma os sujeitos como objetos de medidas reguladoras e corretivas, baseadas na quantificação e na classificação generalizadas de comportamentos e desvios, que produzem segregação.
Palavras-chave : escola; poder; sujeitos; sintomas contemporâneos; psicanálise; escuela; poder; sujetos; síntomas contemporáneos; campo psicoanalítico.