SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número13A história e a identidade dos nisseis em construçãoDescrição de queixas e indicadores diagnósticos de famílias atendidas em psicoterapia domiciliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

VIZZOTTO, Marília Martins; SANTANA, Elen; LIMA, Vanessa Fazan de  e  FARIA, Vanessa. Convicções de saúde e capacidade de adesão de mães de crianças com doenças graves e crônicas. Psicol inf. [online]. 2009, vol.13, n.13, pp.46-67. ISSN 1415-8809.

O presente artigo trata das convicções de saúde e capacidade de adesão ao tratamento de três mães de crianças portadoras de doenças graves e crônicas (anemia falciforme, linfoma de Hodking e diabetes mellitus tipo I). As participantes passaram por sessões de entrevistas semidirigidas, seguindo-se um roteiro com cinco categorias de “convicções de saúde” (suscetibilidade; severidade; benefícios; barreiras; eficácia própria) que indica que o paciente apresenta maior capacidade de aderir a tratamentos se apresentar tais convicções. Os resultados mostraram maior presença de convicções de saúde em duas dessas mães, que também foram as que mais aderiram ao tratamento de seus filhos e eram mais dedicadas à tarefa de cuidar, enquanto que uma terceira mãe, que apresentou menos indicativos de convicções de saúde, foi a menos aderente ao tratamento da filha e apresentou pouca capacidade de cuidar. Ressaltou-se que a suscetibilidade, convicção mais subjetiva dentre todas, pois verifica a capacidade do cuidador em sentir a doença do outro como sua, foi seguramente uma convicção evidente entre as mães aderentes, denotando que a doença não era sentida apenas como do outro (filho), mas como uma ameaça a sua própria integridade.

Palavras-chave : aderência ao tratamento; suscetibilidade; doenças crônicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )