SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número24El uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Orientación Educativa: explorando la familiaridad y preparación de los profesionales del ámbito en EspañaCorrelatos entre funcionamiento familiar y apoyo social percibido en escolares en riesgo psicosocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Mexicana de Orientación Educativa

versão impressa ISSN 1665-7527

Resumo

ALVAREZ, José Ignacio García. Acoso escolar, transición de víctima a agresor. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2013, vol.10, n.24, pp.58-63. ISSN 1665-7527.

Nós apresentamos uma investigação de assédio moral ou "Bullying" em jovens estudantes com nível de entrada em Mexicali, Baja California, México. Se trata de bullying como um problemas de ordem relacional e sistêmica que afeta tanto os alunos e professores e funcionários da instituição. Esse problema afeta os participantes para atuar como vítimas e autores. Ele inclui o papel da dinâmica familiar como um dos principais eixos de condicionamento para que a vítima se torna agressor custando cerca de auto-estima dos jovens. Por fim, apresentamos resultados de uma estratégia de intervenção psicoeducacional com jovens vítimas e agressores, com base no modelo de Madanes sistêmica e interativa para a prevenção da violência.

Palavras-chave : violência; bullying na escola; família; reparação; vítima; agressor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )