Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Avaliação Psicológica
versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431
Resumo
WELTER, Giselle Müller-Roger e CAPITAO, Cláudio Garcia. Medidas ipsativas na avaliação psicológica. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp.157-165. ISSN 1677-0471.
O objetivo do presente artigo é fomentar a discussão sobre os instrumentos de avaliação psicológica no formato de escolha forçada multidimensional, ou medida ipsativa. A medida ipsativa é obtida por meio da ordenação de itens ou quando o respondente deve escolher os itens que "mais se parecem comigo" e itens "que menos se parecem comigo" em um conjunto de itens igualmente socialmente desejáveis. Esse formato contribui para a resistência ao falseamento das respostas ao dificultar a atribuição de um valor maior a si mesmo em cada construto contido em cada item. O artigo discute a possibilidade de se submeter dados ipsativos a critérios de validação psicométricos sob a ótica da Teoria Clássica dos Itens. As limitações dos dados ipsativos devem ser levadas em consideração ao se determinar as propriedades internas dos instrumentos, pois o valor das medidas ipsativas supera suas limitações psicométricas quando há risco de falseamento de respostas.
Palavras-chave : Avaliação psicológica; Escolha forçada; Medida ipsativa; Falseamento de resposta; Desejabilidade social.