SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Inventário de Potencial de Abuso Infantil – CAP: evidências de validade e precisãoEscala de Hábitos de Estudo: evidências de validade de construto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

COUTO, Margarida et al. Estilo terapêutico e orientação teórica: estudo comparativo com o Therapeutic Identity Questionnaire. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp.61-70. ISSN 1677-0471.

O estudo das variáveis relativas ao terapeuta é um tema de relevância empírica no âmbito da investigação sobre o processo e resultados terapêuticos. O objetivo deste estudo é verificar se há diferenças nas respostas dadas às três subescalas em avaliação na versão em língua portuguesa do Therapeutic Identity Questionnaire (ThId) (fatores curativos, estilo terapêutico e pressupostos de base) em função da orientação teórica, dos anos de experiência e da realização de terapia pessoal dos 34 terapeutas em estudo, e avaliar as características psicométricas do instrumento. Em conclusão, a versão em língua portuguesa do ThId apresenta boas qualidades psicométricas e revelase útil para detectar diferenças de estilo e atitude terapêutica entre clínicos de diferentes orientações teóricas, mesmo em amostras de reduzida dimensão.

Palavras-chave : terapeutas cognitivo-comportamentais; psicanalistas; variáveis relativas ao terapeuta; ThId.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )