SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estilo terapêutico e orientação teórica: estudo comparativo com o Therapeutic Identity QuestionnaireEvidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FONSECA, Patrícia Nunes da et al. Escala de Hábitos de Estudo: evidências de validade de construto. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.1, pp.71-79. ISSN 1677-0471.

Este artigo objetivou reunir evidências de validade de construto da Escala de Hábitos de Estudo (EHE). No Estudo 1 participaram 242 estudantes do ensino fundamental e médio, com média de idade de 14,3 anos. Eles responderam a EHE e perguntas demográficas. Por meio de análise dos componentes principais foi observada uma estrutura unidimensional, cujo alfa de Cronbach (consistência interna) foi 0,65. No Estudo 2 participaram 249 estudantes dos mesmos níveis educacionais, com idade média de 14,6, que responderam os mesmos instrumentos. Testou-se a estrutura unidimensional por meio de análise fatorial confirmatória. Os indicadores de ajuste desse modelo foram satisfatórios, apoiando a unidimensionalidade da escala. Sua consistência interna foi com alfa de Cronbach (0,74) e confiabilidade composta (0,70), apoiando este parâmetro da EHE. Concluiu-se que essa medida apresenta evidências de validade de construto, podendo ser utilizada em pesquisas futuras.

Palavras-chave : hábitos de estudo; escala; validade; precisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )