SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Propriedades psicométricas da adaptação peruana de pensamento crítico teste PENCRISALTestes de avaliação neuropsicológica utilizados em pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

COUTINHO, Maria da Penha de Lima; OLIVEIRA, Marcelo Xavier de; PEREIRA, Denise Reinaldo  e  SANTANA, Inayara Oliveira de. Indicadores psicométricos do Inventário de Depressão Infantil em amostra infanto-juvenil. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp.269-276. ISSN 1677-0471.

Este estudo verificou aspectos de validade, fidedignidade e normatização do Inventário de Depressão Infantil (CDI) numa amostra da população de crianças e adolescentes da cidade de Teresina - PI. Participaram do estudo 730 escolares, entre 9 e 17 anos (M=13,6; DP=2,45), 55,7% do sexo feminino. Efetuou-se uma análise fatorial com o método Maximum Likelihood - ML e os resultados indicaram uma solução unifatorial, composta por 17 itens. Esta estrutura explicou 22,56% da variância total, com índice de consistência interna α=0,82 (alfa de Cronbach). Sugere-se o ponto de corte 16 como screening na identificação dessa alteração psicoafetiva. Os resultados revelaram que o instrumento possui parâmetros psicométricos aceitáveis para a estrutura unifatorial mantida e reforçam sua validade e utilidade na identificação de sintomas depressivos no contexto infanto-juvenil.

Palavras-chave : depressão infantil; medida psicométrica; inventário de depressão infantil (CDI).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )