SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Análise semântica e evidências de validade da escala metacognitiva para idososAnálises psicométricas iniciais de uma escala de empatia infantojuvenil (EEmpa-IJ) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; IZBICKI, Sarah; FERNANDES, Luan Flávia Barufi  e  MELO, Márcia Helena da Silva. Estratégias e instrumentos para a identificação de bullying em estudos nacionais. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.343-350. ISSN 1677-0471.

No Brasil, estudos sobre bullying são recentes e não há consenso sobre os métodos mais eficazes para a identificação do fenômeno. Este estudo teve como objetivos descrever as estratégias utilizadas para identificar situações de bullying no país e discutir o alcance e limitações destas medidas de avaliação. Foram selecionados estudos publicados entre 2000 e 2012, indexados na LILACS, Pepsic ou SciELO, utilizando-se “bullying” como palavra-chave. Foram encontrados 178 artigos e incluídos 25. Situações de bullying foram identificadas, principalmente por meio de escalas e de questionários padronizados em outros países, sem evidências de validade para a realidade brasileira, e por meio de instrumentos criados pelos próprios pesquisadores. Esses não foram disponibilizados nem descritos na seção de método. Verificou-se fragilidade metodológica na produção sobre rastreamento de bullying no Brasil. Espera-se que este estudo possa contribuir para a elaboração e utilização de medidas mais eficazes de identificação de bullying.

Palavras-chave : bullying; violência na escola; avaliação do comportamento; metodologias de avaliação; revisão da literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )