SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Escala de percepção discente do ensino à distância: estudo de validadeAnálise fatorial confirmatória da escala de inteligência Wechsler abreviada: versão português brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

OLIVEIRA, Marina Cardoso de et al. Escala de autoeficácia no aconselhamento de carreira: adaptação e evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.371-381. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa teve por objetivo adaptar e obter evidências de validade para a escala de autoeficácia no aconselhamento de carreira (Career Counseling Self-Efficacy Scale – CCSES) para uso em contexto brasileiro. Participaram deste estudo 126 orientadores profissionais, de ambos os sexos, das cinco regiões do país. O processo de adaptação e validação foi realizado em duas etapas: validação de conteúdo e validação fatorial. Os resultados obtidos permitem concluir que os procedimentos de análise adotados comprovam parcialmente a estrutura teórica do instrumento original, com quatro dimensões. Os indicadores de fidedignidade foram satisfatórios, tanto para a escala total quanto para as subescalas. A escala adaptada é mais condensada que a original, sendo composta por 19 itens. A versão brasileira da CCSES mostrou indicadores psicométricos adequados, e pode ser utilizada em diagnóstico da autoeficácia no aconselhamento de carreira e em futuras pesquisas com orientadores profissionais brasileiros.

Palavras-chave : aconselhamento de carreira; autoeficácia; instrumentos de medida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )