SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Eficácia coletiva de professores: evidências de validade de construto de um questionárioPropriedades psicométricas da Escala de Percepção do Funcionamento Parental – Mãe e Pai índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SANTOS, Wilton Silva dos  e  LAROS, Jacob Arie. Revisão de uma escala para avaliar atitudes de estudantes de medicina. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.3, pp.437-445. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi revisar uma escala para avaliar atitudes de estudantes de medicina, verificando evidências de validade de construto e consistência interna. A escala original com 102 itens foi administrada em amostra de 310 estudantes de diferentes fases do curso de medicina, com idades entre 18 e 47 anos (M=23,2 e DP=3,6), sendo 54,2% do sexo feminino. Para investigar a estrutura do instrumento, foi realizada análise de componentes principais com rotação Promax. O número de componentes extraídos foi definido por análise paralela. A solução final com seis componentes principais explicou 39,2% da variância total. Os índices de consistência interna (alfa de Cronbach) dos seis componentes variaram entre 0,65 e 0,87. A escala revisada de 50 itens apresenta evidências satisfatórias de validade de construto e de consistência interna na amostra pesquisada.

Palavras-chave : revisão de escala; atitudes profissionais; estudantes de medicina; fidedignidade; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )