SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Corpos em revista: a construção de padrões de beleza na Vogue BrasilProcessos de identidade social e exclusão racial na infância da solidão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RIBEIRO, Carlos Alberto  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Os processos de subjetivação de deficientes intelectuais no mercado de trabalho: uma cartografia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp.489-506. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p489.

A Este artigo tem como tema o estudo dos processos de subjetivação de jovens deficientes intelectuais inseridos em empresas no Município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Seu objetivo principal é cartografar a trajetória de quatro deficientes intelectuais, maiores de 21 anos, a partir dos seus encontros com o mercado de trabalho, procurando rastrear as forças que atuam nesses territórios e que operam tanto endurecimentos quanto agenciamentos que possibilitam a invenção. Buscamos sustentação na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, também conhecida como Esquizoanálise, que aborda a realidade por meio de planos que coexistem simultaneamente, em estado de imanência, formas e forças. Escolhemos como conceito-eixo para pensar essas realidades o de "território", entendido como segmento, estrato que se sustenta por meio das representações, mas também comporta fluxos, agenciamentos que permitem a expansão da vida.

Palavras-chave : Cartografia; Deficiência intelectual; Trabalho; Subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )