Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia em Revista
versão impressa ISSN 1677-1168
Resumo
XAVIER, Luizanil Benedita e COTRIN, Jane Teresinha Domingues. O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de saúde: reflexões críticas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.19-39. ISSN 1677-1168. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39.
Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde.
Palavras-chave : Indisciplina; Indisciplina na escola; Atuação do psicólogo; Psicologia histórico-cultural; Rede pública de saúde.