SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Cognição e texto: a coesão e a coerência textuaisMembro-fantasma: o que os olhos não vêem, o cérebro sente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

FREITAS, Denise de  e  GALVAO, Cecília. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.12, pp.219-233. ISSN 1806-5821.

Utilizar o recurso da narrativa autobiográfica levou-nos a inscrever nossos episódios de vida pessoal e profissional e encontrar lugar para os significados das trajetórias e das práticas de formadoras de professores. A narrativa pessoal nos ajudou a perceber como nos fomos construindo profissionalmente. Duas questões constituíram-se como fios da investigação: 1) Que momentos marcantes identificamos na nossa vida profissional? 2) Como descrevemos esses momentos e como explicamos teoricamente a sua influência no nosso desenvolvimento profissional? A própria construção da metodologia de investigação se constitui em uma narrativa na medida em que a recolha de dados são as escritas autobiográficas sobre os percursos singulares que foram sendo construídas por nós, investigadoras, no entrecruzamento de nossas histórias de professoras e formadoras de professores e pesquisadores. A análise ressignifica e reinterpreta os olhares que temos de nós mesmas, pondo em evidência outras emoções e razões das quais antes não nos tínhamos apercebido. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: ??-??.

Palavras-chave : narrativas de professores; desenvolvimento profissional; pesquisa autobiográfica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )