Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Ciências & Cognição
versão On-line ISSN 1806-5821
Resumo
LAMONATO, Maiza e PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Aprendizagens de professoras da educação infantil: possibilidades a partir da exploração-investigação em geometria. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp.92-112. ISSN 1806-5821.
Esta pesquisa investigou os conhecimentos revelados por professoras de Educação Infantil que participaram de um curso de formação continuada, no qual tais professoras envolveram-se em atividades exploratório-investigativas com conteúdos geométricos, refletiram sobre sua prática, bem como desenvolveram atividades com seus alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados empíricos são constituídos de videogravações, do diário de campo da pesquisadora, cuja atuação constituiu-se pela observação participante e dos registros escritos das quatro professoras participantes. O repensar da prática pedagógica em decorrência das atividades desenvolvidas e dos momentos formativos de reflexão compartilhada possibilitaram ressignificações sobre como a geometria é entendida no início da Educação Básica e reelaborações do conhecimento pedagógico do conteúdo, indicando possibilidades da exploração-investigação matemática no ensino de Matemática para crianças de seis anos. Tais evidências apontam para mudanças nas atitudes do professor ao assumir uma postura instigadora e questionadora, levando, dessa forma, as crianças a também questionarem e justificarem suas hipóteses, em uma atividade conjunta entre professor e alunos. As ações desenvolvidas na sala de aula pelas professoras participantes confirmaram essas possibilidades, bem como revelaram novas formas de entender as finalidades dos registros das crianças sobre as brincadeiras que realizam
Palavras-chave : professores - formação; formação contínuada; ensino de geometria; atividade exploratório-investigativa; ensino de crianças - Matemática.