Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia Organizações e Trabalho
versão On-line ISSN 1984-6657
Resumo
NEIVA, Elaine Rabelo e PAZ, Maria das Graças Torres da. Percepção da influência no contexto do poder organizacional. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2005, vol.5, n.1, pp.103-128. ISSN 1984-6657.
Este estudo considera a distinção entre poder organizacional e influência pessoal, e apresenta como objetivos: 1) identificar as configurações de poder de duas organizações públicas; 2) verificar o quanto os iudivíduos percebem-se como usuários dos sistemas de influência organizacionais e o grau em que se percebem como influenciadores da unidade em que trabalham (autopercepção); 3) verificar o grau em que os indivíduos são percebidos como influenciadores da unidade em que trabalham (heteropercepção); e 4) estabelecer relações entre as variáveis anteriormente citadas e as variáveis demográficas. Foram aplicadas, a 202 funcionários de duas organizações, as escalas de configuração de poder organizacional e de autopercepção do uso dos sistemas de influência organizacionais e uma escala de percepção de influência no setor de trabalho. Os resultados retratam que as organizações têm configurações semelhantes e os sujeitos consideram que exercem mais influência do que realmente exercem, de acordo com a percepção dos colegas
Palavras-chave : poder organizacional; influência pessoal; sistemas de influência; auto e heteropercepção de influência.