Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia Organizações e Trabalho
versão On-line ISSN 1984-6657
Resumo
BARBANO, Letícia Maria e CRUZ, Daniel Marinho Cezar da. Para além da narrativa trabalho-família: promoção de equidade de gênero entre mães trabalhadoras BrasileirasBeyond the work-family narrative: promotion of gender equality among Brazilian working mothersMás allá de la narrativa trabajo-familia: promoviendo la igualdad de género entre las madres trabajadoras Brasileñas. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.1987-1992. ISSN 1984-6657. https://doi.org/10.5935/rpot/2022.2.22866.
O objetivo desse estudo foi descrever as dificuldades de conciliação entre os papéis de trabalhadora e membro de família, a partir da opinião de mães trabalhadoras de diferentes regiões do Brasil (n Norte = 8; n Nordeste = 29; n Sul = 53; n Sudeste = 422; n Centro-Oeste = 13). A pergunta qualitativa "Conte um pouco sobre o seu papel de trabalhadora e se existem dificuldades que interferem nesta sua ocupação" obteve 525 respostas. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo Temática. Das três categorias e seis subcategorias emergidas, os relatos traziam experiências relacionadas à dificuldade de organizar o próprio tempo, excesso de demandas, preconceitos vivenciados e sentimentos de esgotamento e sobrecarga. As longas jornadas de trabalho, alta carga de trabalho, falta de redes de suporte e pouca participação dos homens nas tarefas domésticas e de cuidado se destacam como problemas que impedem a conciliação de papéis para mães - e, consequentemente, impedem a promoção de equidade de gênero na sociedade.
Palavras-chave : equilíbrio trabalho-família; penalidade materna; enriquecimento trabalho-família; papel; mães trabalhadoras; igualdade de gênero.