Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Neuropsicologia Latinoamericana
versão On-line ISSN 2075-9479
Resumo
CARDOSO, Caroline de Oliveira; ZIMMERMANN, Nicolle e CARVALHO, Janaína Castro Núñez. Iowa Gambling Task: correlatos neurais a partir do paradigma de lesão, da psicopatologia e de evidências de neuroimagem. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.2, pp.11-19. ISSN 2075-9479.
O Iowa Gambling Task (IGT) é um instrumento internacionalmente empregado na avaliação do processo de tomada de decisão, um dos componentes das funções executivas. Os estudos que utilizam esse instrumento na avaliação de populações clínicas neurológicas investigam principalmente lesões frontais e/ou límbicas. Já os estudos com populações psiquiátricas focam na avaliação de indivíduos com patologias que envolvem características de desinibição/impulsividade. Tais delineamentos trazem evidências importantes, mas ainda assim enviesadas e simplificadas para o conhecimento sobre os mecanismos cognitivos e biológicos da tomada de decisão. Frente a isso, a partir de uma revisão teórica, buscou-se apresentar os principais achados na literatura relacionados ao desempenho do IGT em pacientes com lesão cerebral e com doenças psiquiátricas, além de investigar os sistemas e estruturas neurais envolvidos no desempenho no IGT a partir de achados de neuroimagem funcional. Evidenciou-se que pacientes com lesão no córtex pré-frontal ventromedial apresentam importantes prejuízos na tomada de decisão, porém pacientes com lesões em outras estruturas do córtex pré-frontal e em estruturas do sistema límbico também apresentam prejuízo na tarefa. Quanto aos transtornos psiquiátricos, estudos confirmam que diversas psicopatologias podem apresentar déficits no processamento de tomada de decisão avaliado pelo IGT. As pesquisas com neuroimagem funcional com indivíduos saudáveis confirmam o envolvimento da região frontal e límbica na tomada de decisão, reforçando os achados dos estudos comportamentais com populações clínicas com lesões cerebrais nessas regiões. Sugere-se que futuros estudos comportamentais e de neuroimagem utilizando métodos claros e replicáveis com diferentes populações neurológicas e psiquiátricas ainda precisam ser desenvolvidos com o intuito de fortalecer os achados, contribuindo, assim, com um maior consenso sobre os mecanismos de tomada de decisão avaliada pelo IGT.
Palavras-chave : Funções executivas; Tomada de decisão; Iowa Gambling Task; Populações clínicas; Imagem por ressonância magnética.