SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Interações entre Pais e Filhos: O Impacto da Pandemia por Covid-19Estresse e Habilidades Sociais de Profissionais de Saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

CORREA, Kátrin Isabeli Dreschler et al. Estresse Ocupacional, Dor e Resiliência em Servidores Penitenciários. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2024, vol.16, e1622159.  Epub 28-Jun-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2159.

Introdução:

em trabalhadores penitenciários, evidenciam-se riscos de estresse ocupacional e dor e busca-se compreender como estes enfrentam as adversidades do ambiente laboral e o papel da resiliência. Métodos: pesquisa transversal, descritiva e analítica com 33 servidores penitenciários. Utilizado questionário laboral e clínico, escalas validadas de: Estresse no Trabalho, Escala Visual Numérica de Dor e de Resiliência. Resultados: 67% apresentaram nível moderado de estresse. Servidores que consideram o trabalho estressante apresentaram nível moderado de estresse (p = 0,040). Participantes apresentaram nível moderado de resiliência. Estresse foi correlacionado à intensidade da dor e não foi associado com resiliência. Discussões: constatou-se associação entre estresse e a intensidade da dor musculoesquelética, sem correlação com a resiliência e com o perfil dos trabalhadores. Conclusões: presença de estresse ocupacional e dor musculoesquelética, independentemente da resiliência, constituem indicadores importantes sobre as condições de saúde desses profissionais.

Palavras-chave : Saúde do Trabalhador; Estresse Ocupacional; Dor Musculoesquelética; Resiliência Psicológica; Prisões.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )